Wikia Berserk
Registre-se
Advertisement
Griffith
Kanji

グリフィス

Rōmaji

Gurifisu

Também conhecido como

Femt (フェムト Femto)
Falcão das Trevas
Falcão da Luz
Falcão Branco
O Absoluto

Estréia
Mangá

Arco Era do Ouro 4
Como Femt: Falcões do Desejo (5)

Anime

Bando dos Falcões
Como Femt: Momento de Eternidade

Filmes

Arco Era do Ouro I
Como Femt: Arco Era do Ouro III

Retrato
Voz Japonesa

Toshiyuki Morikawa (Anime)
Takahiro Sakurai (Filmes)

Voz Americana

Kevin Collins

Perfil
Sexo

Masculino

Idade

17 (Início do Arco da Era do Ouro)
20 (Fim do Arco da Era do Ouro)
24[1] (Arco Espadachim Negro e além)

Altura

178 cm[1]

Peso

66 kg[1]

Cor do cabelo

Prateado[1] Como Femt: Nenhum

Cor dos olhos

Azul claro[1]
Como Femt: Vermelho (Filmes)

Estado

Vivo

Afiliação

Novo Bando do Falcão, Falconia e Mão de Deus

Afiliação anterior

Bando do Falcão

Ocupação

Governante de Falconia
Líder do Novo Bando do Falcão
Membro da Mão de Deus

Ocupação anterior

Líder do Bando do Falcão
General da Fenix Branca (Revogado)
Mercenário

Parentes

Charlotte (Futura Esposa)

Galeria de Imagens


Griffith[2] é o antagonista principal de Berserk. Ele é o fundador e líder dos grupos mercenários Bando do Falcão e o Novo Bando do Falcão, o governador da cidade de Falconia e o quinto membro da Mão de Deus; conhecido como Femt[2].

Aparência[]

Griffith[]

Griffith é de estatura média e uma estrutura muscular atlética, com um tom de pele um pouco pálido. Ele tem cabelos brancos e encaracolados (muitas vezes visto liso no anime) e olhos azuis. Ele é distinto por ser um homem muito bonito, e tem características femininas que muitos dizem superar as das mulheres, enquanto alguns dificilmente podem dizer que ele é um homem.

Femto[]

Femto aparece com músculos semelhante a escamas expostos, asas no formato de uma capa nas costas, com sua máscara de tortura (anteriormente o capacete com bico de gavião icônico) fundida com sua cabeça. Todo seu corpo é preto (vermelho escuro no anime).

Personalidade[]

Griffith tem continuamente focado em seu objetivo de alcançar seu sonho de obter seu próprio reino, disposto a sacrificar tudo para alcançá-lo. Desde o nascimento ele sempre "conheceu o caminho para cima", o que lhe permitiu comandar vários soldados com sua habilidade carismática. Ele se identifica fortemente com o seu sonho, tanto que ele construiu toda a sua identidade em torno dele. Seu egoísmo foi agravo pelo seu próprio carisma, e o fato de que todo mundo que ele conhece ficou fascinado por ele, seja como líder divino ou um inimigo poderoso, fez ele se isolar dos outros e de seus próprios sentimentos. Griffith era tão encantado com sua personalidade idealizada que ele não conseguia lidar muito bem com a perda. Na verdade, um dos maiores fardos de Griffith foi a culpa infligida a ele pelos companheiros que morreram por ele. Nos primeiros dias dos Gaviões, ele encontrou o cadáver de uma criança soldado que havia servido a ele, e ele estava tão profundamente afetado por isso que ele se prostituiu a um Barão pervertido para conseguir financiamento rápido, a fim de evitar o risco de mais mortes desnecessárias em outras batalhas. A experiência o traumatizou profundamente, então ele se isolou de seus companheiros.

Embora ele tenha negado, nunca tendo considerado seus aliados como amigos, ele considerou Guts como o seu amigo querido, em vez de um peão para seus objetivos. Estes sentimentos beiravam a paixão, a ponto de Griffith arriscar a sua própria vida para proteger Guts, enquanto confiava nele para ser seu assassino, com a opção de recusar. Mas quando Guts deixou os Falcões, profundamente aflito pelas ações de Guts, isso quebrou Griffith, já que ele caiu em depressão.

Após a sua transformação em Femto, Griffith descartou completamente suas moralidades, agora apenas existindo para realizar o seu sonho, junto com a vontade coletiva da humanidade. Griffith demonstrou grande crueldade ao se tornar Femto, seu primeiro ato depois de se tornar um membro da Mão de Deus sendo violar sexualmente Casca e multar o filho não nascido dela com a sua semente, como um ato de vingança contra Guts, por deixá-lo. Embora agora distante e vendo a humanidade de uma perspectiva determinista, sem medo ou confusão, a capacidade de empatia de Griffith, levando em conta seu estado como membro da Mão de Deus, é discutível; quando ele vê Guts na colina das espadas, ele deseja saber se existe ou não alguma coisa irá "influenciar seu coração", algo que ele não iria considerar fazer se ele soubesse com certeza que ele não sentia mais nada por Guts. Durante a segunda batalha de Guts com Zodd, Griffith, com o coração acelerado, protege Casca de uma cascata de pedras. Ele justifica o ato, alegando que era os sentimentos da Criança Demoníaca de Guts infundidos em seu corpo afetando ele, embora isto poderia ser interpretada como negação.

Habilidades[]

Como humano[]

Griffith e muito habilidoso em combate , ele venceu Guts (apesar de Guts estar machucado , ser mais novo, mas quando Griffith decidiu vencer venceu Guts facilmente), isso na época que Guts tinha se juntado ao Bando do Falcão quando Guts tinha vencido Bazuzo que e dito que Bazuzo já venceu 30 homens , então se Griffith venceu Guts ele então e muito habilidoso em combate . Mas após três anos Guts foi quem venceu Griffith facilmente mas até antes disso Griffith era considerado por muitos o membro mais forte do bando , provando ser um humano muito forte .

Mas maior arma de Griffith é o seu misterioso carisma para induzir os outros a se submeterem apenas por estarem próximos a ele. A visão dele e o som de sua voz são o suficiente para dobrar a vontade de qualquer um e os transformar em servos fiéis, prontos para morrerem a seu comando.

Como Femto[]

Após se tornar Femto, Griffith tornou-se uma das entidades mais fortes na série, com seu carisma aumentado, a ponto de Ganishka se submeter a ele. Após a sua transcendência, Griffith descobriu que ele possuía o poder de manipular o espaço e a gravidade para empurrar um adversário para trás, criar um vácuo similar a um buraco-negro para enviar vários alvos para o esquecimento, ou redirecionar o ataque de um adversário para outro alvo. Embora ele originalmente só poderia se manifestar através de vassalos rudimentares ou quando convocado por um Behelit, Griffith ganhou uma presença física em tempo integral através da utilização da Criança Demoníaca para manter sua essência espiritual. Desde o seu regresso, Griffith demonstrou a capacidade de assumir a sua forma de Femto à vontade.

História[]

Como uma criança de nascimento plebeia, destinado a governar algum dia um reino próprio, recebendo o Behelit vermelho, Griffith criou o Bando do Falcão com um mineiro chamado Pippin, um ex-bandido chamado Corkus, um acrobata chamado Judeau, e uma garota de 12 anos chamada Casca, Griffith salvou Caska de um nobre que a comprou para estrupa-la. A grande chance de Griffith veio pela primeira vez quando ele e seu grupo foram trazidos a serviço de Lorde Gennon, o qual ofereceu remuneração extra para o jovem dormir com ele. Dois anos mais tarde, Griffith encontrou Guts e o derrotou duas vezes para ganhar sua servidão entre os Falcões, Rickert também está envolvido.

Uma vez que o Bando dos Falcões derrotaram os Cavaleiros Ovelha Negra da Lança de Ferro de Tudor, eles foram recrutados por Midland para sua guerra contra Tuder. Durante um cerco, Guts e Griffith encontram o demônio Nosferatu Zodd, o Imortal, o qual nota o Behelit de Griffith e enigmaticamente adverte Guts do seu significado em sua condenação. Com o tempo, a ascensão de Griffith é mal recebida pelos nobres, com Julius enviando um assassino atrás dele. Mas a tentativa do assassinato fracassa e Griffith revida enviando Guts para matar Julius e o instrui para não deixar testemunhas no caso de ser visto. O fato de que Guts foi forçado a matar o filho de Julius, Adonis, como resultado, além de ouvir Griffith discutir seus ideais com a princesa de Midland, Charlotte, provoca uma desavença entre os dois, forçando Guts a partir, tendo se tornado forte o suficiente para ser visto como um igual de Griffith. Mas Griffith não aceitou muito bem a saída de Guts, ficando cada vez mais depressivo, o que fez ele ser preso na Torre do Renascimento, depois de ser pego dormindo com Charlotte em um lapso de julgamento.

Na época em que Guts e os membros adultos do Bando dos Falcões vieram resgatá-lo, Griffith foi deixado mudo e aleijado, tendo sido torturado por um ano inteiro. Quando Griffith tenta coeter suicídio ao perceber ao que ele foi reduzido a um ser inútil , ele machucou-se e sangrou e ativa o Behelit vermelho para o Eclipse. Griffith, Guts, Casca, Pippin, Corkus, Judeau e os demais Falcões no local ali, e os Apóstolos reunidos, foram transportados para um Interstício, onde a Mão de Deus se manifestou para receber Griffith. É dado a Griffith a escolha de renascer como o último da Mão de Deus, sabendo que sua transformação significaria que seus aliados seriam sacrificados aos Apóstolos. Griffith aceita a oferta por causa de seu sonho e, enquanto Pippin, Corkus, e Judeau e os Falcões eram mortos, aparece diante dele o Idéia do Mal por trás da Mão de Deus. Ele contou que tudo o que ele passou foi o que levou a esse momento, Griffith então aceitou seu destino de se tornar um rei, criando o seu corpo ideal.

No momento em que apenas um Guts contido e uma Casca inconsciente restaram vivos, Griffith emerge de sua metamorfose como Femto e começa a violar sexualmente Casca enquanto Guts assite tudo, enquanto tenta se libertar, perdendo seu braço e olho no processo. Embora o Cavaleiro Crânio salva Guts e Casca de seu destino, o dano das terríveis coisas que eles passaram fez com que Casca fosse deixada em um estado de mente sem noção de nada, enquanto o estupro de Griffith mudou o filho não nascido que ela ganhou de sua noite com Guts em uma criatura deformada. Guts jurou se vingar de Griffith, embora ele foi avisado de que sua morte viria no momento em que ele acabou com o sonho de Griffith.

Por causa do status de Griffith como um dos membros da Mão de Deus, ele não era mais do reino físico e originalmente só poderia se manifestar temporariamente através de médiuns, como cadáveres ou quando um Behelit é ativado. Mas isso mudou quando um Apóstolo em Forma de Ovo foi escolhido para invocar uma Cerimônia de Encarnação na Torre da Convicção, ingerindo a criança moribunda de Casca antes de se oferecer como um receptáculo para Griffith, para ele recuperar plenamente a sua presença física. De lá, após se reunir com Rickert e revelar para os jovens como os seus camaradas Falcões morreram, Griffith criou o Novo Bando dos Facões com Zodd, Grunbeld, Locus, Rakshas, Irvine e uma psíquica humana chamada Sonia. Embora muitos dos Apóstolos juraram seguir Griffith, apenas Ganishka se recusou, já que ele procurava conquistar o mundo, com Griffith se tornando um campeão para a Ordem Religiosa da Santa Sé. A batalha deles acabou culminando em Ganishka entrando em seu Behelit Artifial para sugar a vida de tudo na conquistada Windham para transcender em um ser semelhante a um deus para enfrentar Griffith, o qual assumiu sua forma de Femto para derrotar o Apóstolo evoluído, enquanto criava Falconia como o centro da Midland terraformada, com criaturas de outros reinos trazidas para esta realidade.

A partir daí, Griffith criou uma sociedade utópica, reduzindo a sede de sangue dos Apóstolos com combates de gladiadores para que eles pudessem servir como protetores da humanidade dos monstros à espreita fora dos muros de Falconia.

Etimologia[]

  • "Griffith" é uma forma Inglesa do nome Galês "Gruffudd". Uma variação do nome é "Griffin", baseado no tema aviário de Griffith.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Berserk: Guia Oficial, Edição em Português (Brasil) - Panini Comics/Planet Manga.
  2. 2,0 2,1 Berserk, Edição em Português (Brasil) - Panini Comics/Planet Manga.
Advertisement